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Scravo 2.0 - Futuras Funcionalidades

Para facilitar o entendimento, dividimos as informações em duas partes: Novidades Clínicas e Novidades Tecnológicas.

1- Novidades Clínicas


Prescrição Médica:

  • Cálculo automático de dias de uso de antibiótico;
  • Alerta para interação entre drogas não compatíveis;
  • Sugestão automática de dosagem para o medicamento (configurada pela equipe);
  • Sugestão automática de intervalo para o medicamento (configurada pela equipe);
  • Alerta para uso de drogas não compatíveis com o diagnóstico;
  • Contabilização automática do material utilizado para cada item da prescrição;
  • Possibilidade da especificação dos materiais pela equipe de enfermagem;
  • Checagem eletrônica da prescrição médica;
    A enfermagem faz o controle do uso do medicamento através do uso do próprio software (módulo de enfermagem), inclusive justificando o não uso.
  • Modelos de Prescrição Médica;
    A equipe define modelos com seus respectivos itens e ao fazer uma "nova" prescrição, tem-se a opção de escolher um dentre os modelos disponíveis. Posso definir por exemplo um modelo como "Primeiro dia de P. O." e toda vez que tiver um pós-operatório, escolho esse modelo e os itens da prescrição já vêm preenchidos.

Evolução Clínica:

  • Personalização das informações contidas na Evolução Médica;
  • Evoluções de: Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição poderão ser realizadas diretamente no Scravo, facilitando o registro no prontuário eletrônico;
  • Evolução de Enfermagem poderá ser realizada diretamente no Scravo;
  • Preenchimento da Evolução baseada em check-list;
  • Editor de texto que permite a formatação da digitação (cores, negrito, sublinhado.);
  • Indicação visual dos dias de uso de cada uma das Terapias e Monitorizações em uso (Monitorização Cardíaca, Oximetria, Vent. Mecânica, O2, Hemodiálise, etc..);
  • Indicação visual dos dias de uso dos Acessos que se encontram no paciente (AVC, Cateter PAM, Cateter Pulmonar, Sonda Nasogástrica, etc...);

Cuidados Gerais da UTI:

  • Personalização dos itens de Cuidados Gerais da UTI;
    É a unidade quem estabelece o que deve ser acompanhado e em que ordem, ou seja:
    Cruzamento automático da ordem prescrita pelo médico com a ação prevista pela equipe de enfermagem;
  • Quando temos uma ordem do tipo "Aspirar Cânula Nasogástrica de 2/2h" o Scravo fica esperando essa confirmação pela equipe. Uma vez confirmado a execução do procedimento, o Scravo já contabiliza o material necessário para a realização do mesmo. Se o Cuidado Geral é "Monitorização contínua", o Scravo pode esperar o armazenamento das informações;
  • Personalização dos itens disponíveis como Terapias e Monitorizações; Ficam disponíveis para uso somente as Terapias e Monitorizações pertinentes.
  • Personalização dos itens disponíveis como Acessos; Ficam disponíveis para somente os utilizados pela unidade.

Índices Prognósticos:

  • Mais de 100 cálculos entre Índices, Escalas e Escores;
    Cada tipo de UTI escolhe qual cálculo interessa para ela. Personalização de quais os cálculos deseja que estejam disponíveis.
  • Busca inteligente dos dados: Não existe a necessidade de re-entrada de parâmetros para se calcular diversos índices. Se a enfermagem entrou com a temperatura e o cálculo necessita desse dado, o sistema faz essa busca automaticamente e inteligentemente;
  • Visualização dos resultados dos cálculos na Evolução Clínica;

Solicitação de Exames:

  • Solicitação de qualquer tipo de exame, laboratorial ou não;
  • Possibilidade de armazenar o resultado dos exames laboratoriais solicitados;
  • Possibilidade de consulta histórica dos resultados dos exames do paciente, com gráficos de evolução e acompanhamento;
  • Relatórios gerenciais com informações sobre a solicitação de exames.

Procedimentos realizados:

  • Elaboração dos Kits de materiais necessários para a realização do procedimento;
    Após registrar o procedimento o Scravo automaticamente checa os materiais mínimos (Kit) para a realização do mesmo. A equipe da UTI pode definir quais são os materiais que compõem o Kit.
  • Descrição de procedimento;
    Para cada procedimento médico existe a possibilidade da equipe definir o texto contendo a descrição da realização do procedimento, cirúrgico ou não. Assim, após registrar o procedimento no Scravo, pode-se imprimir a descrição do mesmo de maneira instantânea e se precisar alterar algum item da descrição, não há problema, o Scravo está preparado para isso.
  • Relatórios gerenciais com informações sobre os procedimentos médicos;

Materiais Utilizados

  • Os materiais necessários para veiculação dos medicamentos prescritos são somados pelo Scravo. A equipe de enfermagem pode alterar essa listagem, incluindo ou excluindo itens, de acordo com cada caso.
  • Os materiais necessários para a execução de procedimentos rotineiros pela equipe de enfermagem são contabilizados pelo Scravo. Desta forma, procedimentos com intervalos de 2/2h, como aspiração de cânula, por exemplo, têm os materiais necessários automaticamente registrados.
  • Procedimentos médicos que necessitem de saída de material também são registrados pelo Scravo, automaticamente. O detalhe é que a personalização dos materiais necessários para cada procedimento pode ser configurada pela equipe.

Alguns relatórios gerenciais que estarão disponíveis

  • Número de internações realizadas
  • Número de pacientes egressos
  • Média de permanência
  • Taxa de ocupação média da unidade
  • Intervalo de Substituição
  • Taxa de Mortalidade Geral Hospitalar
  • Taxa de Mortalidade Institucional - UTI
  • Índice de Mortalidade Esperada - UTI
  • Taxa de Reinternação
  • Entre diversos outros

2- Novidades Tecnológicas


Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB):

  • A partir da versão 2.0 o Scravo estará equipado com o Gerenciador de Banco de Dados Relacional baseado em estrutura SQL (Structured Query Language).
    Isso significa dizer que a capacidade de crescimento (escalabilidade) está garantida.
  • Outra importante funcionalidade se trata do padrão SQL. Se houver a necessidade de integração com outros bancos de dados de sistemas de informações existentes, essa operação se torna mais fácil e descomplicada.
  • O SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) adotado é o InterBase.
    InterBase se encontra na versão 6.01 e é desenvolvido pela Borland. Ele é um produto utilizado por companhias como Boeing, NASA, Toyota, Lufthansa, entre outras. Uma lista completa de clientes pode ser obtida na Internet através do endereço: www.borland.com/interbase.

Não podemos deixar de ressaltar que esse SGDB passou a ser gratuito a partir da versão 6.0, disponibilizada em Nov/2000. Só a título de comparação, listamos os valores de licença de outros dois SGDBs.

Microsoft SQL-Server 2000 licença para 1 (uma) máquina : R$ 1.429,00
Microsoft SQL-Server 2000 licença para 2 (duas) máquinas : R$ 1.742,00
Oracle 8i licença para 2 (duas) máquinas : R$ 3.400,00
InterBase licença para 999 ou mais : R$ 0,00

Controle de acesso:

  • Existe a possibilidade de se restringir o acesso ao sistema.
    Somente pessoas autorizadas e classificadas como usuárias do Scravo terão acesso a ele.
  • Classificação dos usuários em perfis.
    Pode-se atribuir privilégios ou restrições para diversos perfis, por exemplo: Perfil "Chefe ou Administrador" tem acesso completo enquanto o perfil "Enfermagem" tem acesso restrito de visualização de determinadas informações.

Assistentes de preenchimento:

  • É um "Assistente" ou "Ajudante" que tem como objetivo oferecer ajuda ao usuário durante o preenchimento das informações presentes na tela, facilitando a escolha das opções e o uso do software. Bastante utilizado por usuários que não têm grande familiaridade com computador ou sistemas de informação.

Módulo de Relatórios:

  • Totalmente re-estruturado.
    Novo módulo de relatórios do Scravo foi totalmente re-escrito, a partir do zero, para se comportar dinamicamente. Isto significa dizer que os clientes não necessitam receber uma nova versão do Scravo só porque foram incluídos alguns relatórios. A partir de agora, os relatórios podem ser enviados a qualquer tempo, instalados e pronto! Estão prontos para serem impressos.

Essa funcionalidade permite que os usuários adquiram relatórios customizados e/ou personalizados, um serviço que a Mozachi Informática pode prestar.

Rede:

  • Estará habilitado o funcionamento em rede.
  • Possibilidade de extensão de um módulo para a equipe de enfermagem.
    A equipe teria acesso às informações pertinentes podendo somente alterar o que a ela é cabido, como por exemplo a Evolução de Enfermagem e inserção de dados. A checagem da prescrição também seria feita pela equipe diretamente no Scravo.

Interface Visual:

  • Baseada no Microsoft OutLook, software mundialmente conhecido e reconhecido como fácil de se utilizar. O Microsoft Outlook é utilizado para envio e recebimento de e-mails.

Integração com Sistemas de Gerenciamento Hospitalar:

  • Em conjunto com o InterBase, seu novo banco de dados, o Scravo passar a contar com esse forte aliado caso exista a necessidade de uma integração entre sistemas, permitindo que o hospital aumente o controle e fluxo das informações de seus pacientes.

Customização de módulos de acompanhamento e/ou protocolos clínicos:

  • A nova estrutura interna do Scravo permite que a equipe da unidade defina protocolos de acompanhamento ou informatize os já existentes. coletando as informações pertinentes para seu estudo. Com a nova estrutura interna do Scravo 2.0, a UTI envia o protocolo a ser informatizado e a Mozachi customiza essa necessidade.

Controle de Acesso:

  • O Controle de Acesso implementado no programa é executado antes de abrí-lo, com uma tela de Login. Nesta tela, o usuário poderá escolher em qual UIH deseja logar-se, e, depois, entrar com o seu nome de usuário e senha. Somente usuários autorizados podem acessar o sistema.

Multi-UIH:

  • Suporte a Multi-UIHs, ou seja, várias UIHs podem ser utilizadas, cada uma com as suas configurações, pacientes, médicos, etc. Para escolher em qual UIH deseja logar-se, utilizar o Método de Controle de Acesso, através de Usuário e Senha.

Configuração de Sub-Módulos:

  • É possível configurar cada sub-módulo utilizado no sistema, escolhendo a hora base, o ícone, os parâmetros associados, etc.




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